5 fertilizantes da vovó para o cultivo de pepinos suculentos

A arte de cultivar seus próprios vegetais na horta é uma atividade gratificante. A jardinagem nos conecta com a natureza e nos proporciona colheitas saudáveis e saborosas. Na horta, os pepinos se destacam por seu frescor crocante e versatilidade na cozinha. Mas para obter plantas exuberantes e cheias de sabor é preciso mais do que apenas sementes e água. Para uma abordagem agrícola que exige um retorno às nossas raízes e respeito ao meio ambiente, hoje o convidamos a mergulhar no mundo dos fertilizantes naturais e das receitas de avó que foram passadas de geração em geração. Descubra como enriquecer seu solo com ingredientes naturais de sua cozinha ou jardim e cultive muitos pepinos deliciosos, preservando nosso precioso planeta.

Se você é um daqueles jardineiros que acham difícil cultivar esses vegetais, ou se não consegue cultivar muitos deles, suas plantas certamente apreciarão essa ajuda.

Conteúdo

1) Infusão de urtiga para pepinos

A alimentação das plantas bem antes de florescerem garantirá que os frutos sejam saborosos e suculentos. Para isso, recomendamos combinar a infusão de urtiga com esterco de galinha (também conhecido como excremento de galinha). Isso ampliará o solo com todo o nitrogênio que o pepino precisa para um crescimento eficaz. Tudo o que você precisa fazer aqui é adicionar 2 a 3 quilos de esterco a um balde de infusão e diluir meio litro do líquido resultante em 10 litros de água da chuva antes de regar. Você também pode usar o chá de urtiga por conta própria na proporção de meio balde em 10 litros de água. Independentemente de usar um ou outro, use sua solução de urtiga para regar uma vez a cada dez dias.

concombres du potager
Créditos: iStock

2) Leite, a solução fácil para o jardim

Já conhecido por afastar o oídio, o leite também pode ser usado para proteger as plantações contra pragas e fertilizá-las. Para aumentar a imunidade e a saúde das plantas, basta combinar uma xícara de leite com duas xícaras de água e polvilhar o solo ao redor dos pepinos e tomates a cada quinze dias. Se necessário, aumente as quantidades seguindo essa proporção. Apenas certifique-se de usar leite fresco e não pasteurizado para obter bons resultados.

3) Fermento de padeiro para seus pepinos

Às vezes, as receitas mais simples são também as mais eficazes. Portanto, se você tiver algum fermento de padeiro sobrando, não hesite em usá-lo em sua horta. Comece diluindo 10 g de fermento de padeiro seco em 10 litros de água morna. Em seguida, adicione 60 g de açúcar e deixe fermentar em um local quente por 2 horas. Tudo o que resta a fazer é diluir em 50 litros de água da chuva e regar o canteiro de pepinos com esse adubo verde ultraeficiente.

4) Fermento em pó para uma boa colheita

Se você não tiver fermento de padeiro, poderá substituí-lo por fermento em pó, adaptando as etapas. Você precisará colocar 10 g de fermento em pó e 10 colheres de sopa de açúcar em 3 l de água e aquecê-la a 37 ou 38 °C no máximo para dissolver os ingredientes. É muito importante não aquecer mais, pois você corre o risco de destruir todos os micro-organismos benéficos do fermento. Recomendamos fazer essa mistura pela manhã e deixá-la descansar e esfriar até a noite. Em geral, um período de 4 a 10 h sem mexer permitirá que tudo inche e fermente o suficiente.

Depois de esperar algumas horas, você pode adicionar 7 litros de água à mistura e começar a regar. Esse fertilizante, que é excelente para todas as plantas de horta, deve ser aplicado duas vezes por mês, concentrando-se nas raízes, que já foram regadas apenas com água.

plant de concombres au potager
Créditos: iStock

5) Mostarda e boas ideias para pepinos competitivos

Alguns jardineiros não hesitam em usar pó de mostarda diluído em água para remover insetos nocivos e pragas  (em particular, é um excelente nematicida) enquanto fornece bons nutrientes ao solo. Também é possível, ao fazer a rotação de culturas, plantar pepinos onde a mostarda branca foi plantada. Isso ocorre porque ela cresce muito rapidamente e suas raízes se aprofundam, tornando o solo menos compacto e mais solto e, portanto, mais hospitaleiro para as culturas subsequentes.

Da mesma forma, tenha cuidado para escolher cuidadosamente os vizinhos de seu jardim para obter um crescimento ideal. Pepinos, berinjelas e abobrinhas, por exemplo, tendem a transmitir doenças uns aos outros. Os pepinos também podem deixar os melões sem gosto. Por outro lado, os bons vizinhos incluem endro, alface, cebola, feijão e repolho.

Deixe um comentário