Nettoyant, détartrant, désodorisant, désinfectant, détachant… Dans le domaine des produits ménagers naturels et écologiques, le vinaigre blanc a acquis une réputation méritée, d’autant qu’il compte également parmi les plus économiques. Cependant, qui dit “naturel” ne dit pas forcément “inoffensif” et au même titre que l’acide citrique, le jus de citron, les cristaux de soude et même le bicarbonate de soude, son utilisation ne se fait pas sans précautions. Bien qu’il soit souvent considéré comme une solution multi-usage et tout-en-un, toutes les surfaces de la maison ne réagissent en effet pas positivement à son utilisation, entraînant des dommages ou un nettoyage inefficace. Découvrons donc ensemble les surfaces spécifiques où le vinaigre blanc n’est pas le héros du nettoyage que nous espérions.
1) Não use vinagre branco para superfícies desinfetadas com alvejante
A combinação de alvejante e vinagre (e qualquer outro removedor de calcário) é muito perigosa. Ela libera cloro, um gás altamente tóxico (HClO + H+ + Cl – → Cl2 + H2O) que pode irritar e danificar seu trato respiratório, bem como as superfícies que estão sendo limpas. Seja nas suas roupas ou nos banheiros, evite qualquer contato que possa ser perigoso para a sua saúde e para a sua casa.
2) As superfícies porosas são muito sensíveis ao vinagre
O vinagre é frequentemente usado no banheiro para combater o calcário. No entanto, tenha cuidado, pois, assim como a amônia, o chuveiro e os azulejos de pedra podem não tolerar esse produto. Na verdade, quer se trate de pedra natural, cimento, mármore ou granito, o uso de vinagre é estritamente desaconselhável. Sua alta acidez pode danificar irremediavelmente essa superfície porosa (principalmente com grandes riscos de descoloração) e fazer com que ela perca o brilho. Se você não quiser correr o risco de descascá-los ou atacá-los e deixar uma mancha opaca onde os aplicou, evite o vinagre e substitua-o por sabão preto ou sabão de Marselha, que são mais adequados.
3) Parquet e móveis de madeira encerada
Esse detergente natural é adequado na maioria dos casos, mas não para a manutenção de móveis encerados ou pisos de madeira. De fato, esse líquido ácido pode tender a dissolver a cera, o que torna a madeira opaca e sem brilho. Alguns pisos de madeira podem resistir a ele, mas, em caso de dúvida, certifique-se sempre de diluir bem o vinagre para uma limpeza de madeira sem riscos.
4) Evite usar vinagre em superfícies manchadas de ovos
Derramou ovo no chão ou na bancada? Então evite usar vinagre branco! Sua acidez provavelmente estimulará a coagulação do ovo, o que dificultará seu trabalho. O ovo cru ficará mais viscoso e difícil de limpar. Um simples pano embebido em água morna e água com sabão (detergente líquido ou sabão de Marselha, por exemplo) será mais adequado para o trabalho.
5) Tenha cuidado com os dispositivos eletrônicos
As telas e os componentes dos dispositivos eletrônicos não necessariamente se dão bem com o vinagre branco, que corre o risco de atacá-los devido à sua acidez. Para limitar os riscos, recomendamos que você sempre dilua bem o vinagre e evite limpar o equipamento com muita água. Isso evitará que o líquido se infiltre no interior, correndo o risco de danificar o telefone ou a televisão. Veja nossas dicas para limpar o telefone aqui e as técnicas para limpar a tela aqui.
6) Facas de cozinha
Embora o vinagre seja ocasionalmente recomendado para remover a ferrugem das facas, geralmente não é usado todos os dias para limpá-las, pois isso pode embotar as lâminas. Um simples detergente para louça, água morna e um pouco de graxa de cotovelo serão seus melhores aliados para o cuidado delicado desses utensílios de cozinha.
7) Pérolas e pedras preciosas: não são amigas do vinagre branco
As pérolas cultivadas contêm mármore calcário e carbonato de cálcio. O carbonato de cálcio tende a se dissolver instantaneamente quando entra em contato com o vinagre. Isso danificará irreparavelmente suas joias de pérolas. Evite também usá-lo em pedras preciosas, objetos antigos ou estanho para evitar o risco de manchá-los. Por fim, se não tiver certeza sobre os cuidados com seus objetos de valor, opte por outra solução mais suave ou procure orientação profissional para evitar cometer erros.