Cochonilhas: 8 dicas naturais para se livrar delas

As cochonilhas são pequenas pragas particularmente incômodas que atacam nossas amadas plantas. Elas podem se tornar rapidamente o pesadelo de um jardineiro, causando grandes danos às plantas do jardim, da estufa e/ou da horta. Em vez de recorrer a produtos químicos agressivos, há uma série de soluções naturais que estão se mostrando eficazes no controle dessa praga. Descubra as melhores dicas naturais e ecológicas para o controle das cochonilhas.

Desde o uso estratégico de predadores naturais até a aplicação de receitas caseiras, veja como proteger suas plantas e tratá-las de forma rápida e eficaz.

Conteúdo

Cochonilhas: aparência, plantas suscetíveis e perigos

cochenilles farineuses
Créditos: iStock

As cochonilhas são pequenos insetos rastejantes que se camuflam sob uma cobertura branca de algodão. Sua aparência pode variar, mas geralmente são ovais, achatadas e esbranquiçadas. Essas pragas vorazes têm uma preferência por plantas com caules tenros, como rosas, frutas cítricas, plantas domésticas e arbustos. Elas geralmente se agrupam ao longo das nervuras das folhas, embaixo e nas dobras do caule, onde se alimentam da seiva da planta usando seu estilete perfurante.

Quando uma infestação se desenvolve, os danos às plantas podem ser consideráveis. As cochonilhas enfraquecem as plantas sugando sua seiva. Isso pode levar ao amarelecimento ou à deformação das folhas, a um crescimento mais lento, a uma colheita reduzida e até mesmo à murcha. Sua presença também pode estimular o desenvolvimento de fungos nocivos. Isso ocorre porque as plantas verdes enfraquecidas tornam-se mais vulneráveis a doenças fúngicas e a estresses ambientais. Essa invasão pode, portanto, levar à sua morte.

Felizmente, as cochonilhas não são perigosas para os seres humanos e seus animais de estimação (cachorro, gato, etc.). Entretanto, os efeitos devastadores desses insetos indesejáveis devem ser tratados imediatamente para evitar a morte das plantas. Veja a seguir como tratar as plantas sem produtos fitossanitários prejudiciais ao planeta e à sua saúde.

Quais são os tratamentos naturais disponíveis para combater as cochonilhas?

cochenilles farineuses
Créditos: iStock

1) Algumas dicas para lidar com as cochonilhas…

Quando você comprar novas plantas, coloque-as em quarentena, se possível. Em caso de infestação, suas outras plantas não correrão o risco de serem contaminadas.
Antes de aplicar um tratamento, se a planta não estiver muito infestada, você pode remover os insetos manualmente ou borrifá-los regularmente com água para desencorajá-los a voltar. O método manual é ideal para plantas frágeis  (por exemplo, orquídeas), embora exija meticulosidade.
-Como medida curativa e preventiva, você pode usar todos os “remédios naturais” sugeridos abaixo. No entanto, lembre-se de aplicá-los a cada dez dias durante a fase de ataque para eliminar esses insetos em todos os seus estágios. Você também precisará aplicá-los em todos os lugares, sem esquecer o solo.

2) Água e sabão preto

Já conhecido por sua capacidade de combater pulgões, o sabão preto também é a solução ideal para cochonilhas! Quando não estiver usando-o para dar brilho à casa, coloque algumas gotas em um litro de água e borrife a mistura nas áreas afetadas, não se esquecendo da parte inferior das folhas, onde essas pequenas criaturas tendem a rastejar. Deixe agir por uma boa hora antes de enxaguar a planta com uma esponja úmida ou com o chuveiro.

3) Sabão preto e vinagre branco

Adicione um toque de acidez à mistura anterior para obter uma eficácia ainda maior em plantas infestadas, incorporando uma colher de chá de vinagre branco à receita anterior. Deixe agir por 30 minutos antes de enxaguar. No entanto, tenha cuidado ao usar essa mistura somente em plantas resistentes. As plantas mais sensíveis podem não gostar muito dela…

4) Álcool doméstico, a arma secreta contra as cochonilhas

Procurando uma solução simples e radical? Basta embeber cotonetes em álcool de uso doméstico e passar em cada cochonilha para eliminá-las, tentando não tocar as folhas com eles. Após esse tratamento, lembre-se sempre de enxaguar bem. Isso pode ser um pouco demorado, mas ajuda a matar os insetos com precisão!

5) Purina de urtiga

Colete urtigas do jardim para preparar um super inseticida natural que é tão preventivo quanto curativo. No entanto, devido ao seu forte odor, recomendamos que você reserve seu uso para plantas externas. Para plantas de interior, prefira sabão preto ou álcool doméstico, que têm um odor mais discreto!

6) Óleo de neem

Derivado da árvore de nim, o óleo de nim é um inseticida natural com um aroma poderoso que é altamente eficaz contra todos os tipos de pragas de insetos. Esse óleo também bloqueia o acasalamento de cochonilhas adultas e paralisa seu trato digestivo. Isso lhe confere um efeito duradouro contra esses invasores brancos. Basta borrifá-lo sem diluir ou um pouco diluído em plantas infestadas.

7) Plantas para repelir cochonilhas

Como muitas pragas de insetos, a cochonilha teme o cheiro de certas plantas. Portanto, você pode usá-las a seu favor, por exemplo, com plantações ao redor de plantas vulneráveis para protegê-las. Para obter um efeito repelente natural, considere a lavanda, o alecrim, a hortelã, a cebolinha, o alho ou o tomilho. Esses exemplos também têm propriedades repelentes sobre outros insetos indesejáveis (mosquitos, carrapatos, moscas etc.). Quanto à calêndula, ela tem propriedades repelentes de insetos e também pode melhorar a saúde geral do jardim ao atrair insetos predadores. Lembre-se de adaptar essas sugestões de acordo com a região em que você vive e as condições de seu jardim.

8) Controle biológico: quais predadores podem combater as cochonilhas?

As joaninhas e os crisopídeos, por exemplo, alimentam-se vorazmente dessas pragas, ajudando a manter sua população sob controle. Portanto, introduzi-las deliberadamente em seu jardim pode ser uma estratégia eficaz. Você pode atrair esses insetos cultivando plantas que os atraem (tansy, coentro, etc.) ou instalando abrigos e caixas-ninho. Além disso, alguns pássaros, como os chapins, também gostam de cochonilhas. Ao incentivar um ambiente propício para esses predadores, você estará promovendo a biodiversidade e um equilíbrio natural em seu jardim.

Saiba mais sobre como atrair joaninhas aqui. Outras dicas, desta vez para atrair pássaros, podem ser encontradas neste link.

Cortar as folhas afetadas por cochonilhas: o último recurso

cochenilles
Créditos: iStock

Às vezes, a infestação é tão grande que a planta não pode ser tratada com eficácia. Nesses casos, infelizmente, é preciso recorrer ao corte dos galhos ou folhas mais infestados. Se você decidir recorrer a essa situação mais radical, no entanto, tenha o cuidado de queimar a folhagem cortada. Se você a colocar no composto, ela poderá contaminar toda a caixa de compostagem…

Deixe um comentário