Seja para plantas perenes, flores, arbustos e muitos tipos de plantas, a técnica de corte é amplamente usada na jardinagem. Para isso, o jardineiro usa tesouras de poda para remover parte da planta e depois usa esse fragmento para cultivar uma nova planta na água ou no solo (em vasos ou baldes). Ecológico e econômico, esse método de propagação vegetativa é menos restritivo do que a semeadura, mas nem sempre é bem-sucedido. No entanto, temos um truque para ajudá-lo a ter sucesso nesse estágio delicado da propagação de rosas. Com um pouco de esforço… e algumas batatas, você conseguirá produzir lindas roseiras com a ajuda deste tutorial!
Bom saber: Os jardineiros também podem preparar seu próprio hormônio de corte. Isso ajuda a planta a se curar, fortalece o sistema radicular e promove o sucesso do corte.
O que você vai precisar:
– Um pequeno pedaço de terra (ensolarado, se possível) onde você gostaria que suas rosas crescessem
– Tantas mudas de rosas quanto de batatas
– Uma pá
– Tesouras de poda
– Fertilizantes
Como fazer um corte de rosa bem-sucedido?
1. Comece capinando a área onde as rosas serão plantadas e, em seguida, cave buracos com pelo menos 20 centímetros de profundidade.
2. Adicione um pouco de fertilizante e água.
3. Em seguida, prepare as estacas: os galhos devem ter cerca de 50 cm de comprimento e devem ser cortados na base em um ângulo de 45°.
4. Remova todas as folhas dos caules e, em seguida, plante cada uma no meio de uma batata (tome cuidado para não furar as batatas até o fim!).
5. Tudo o que resta é colocar as hastes no solo úmido, cobrir e regar mais uma vez. Em algumas semanas, você verá o surgimento dos primeiros brotos.
Quando suas rosas estiverem bem estabelecidas, não hesite em protegê-las e fortalecê-las com truques naturais. Adubos verdes e outros repelentes naturais garantirão uma floração duradoura. Assim, você poderá aproveitar os resultados do seu jardim de rosas por muito tempo.