Você adora acender uma pequena fogueira ou aproveitar o calor do fogão a lenha no outono ou no inverno? Se sim, provavelmente já notou que acaba ficando com muitas cinzas que não sabe o que fazer com elas. A boa notícia é que essas cinzas são excelentes para o jardim. Jardineiros de todas as gerações as utilizam há muito tempo para dar às suas plantas todos os nutrientes que elas fornecem. E o princípio é o mesmo da borra de café ou do jornal: é uma maneira inteligente de reciclar! Você também pode guardá-las em um balde ou saco estanque para espalhá-las no jardim, onde podem ser usadas para muitos fins, bastando passá-las por uma peneira. Veja aqui como usar as cinzas de madeira no jardim.
Não se esqueça de guardar parte das cinzas para lavar com cinzas e para limpar a casa (por exemplo, para dar brilho aos talheres de prata ou limpar o vidro da lareira).
1) As cinzas são um bom fertilizante natural para o jardim
As cinzas são ricas em potássio, cálcio, potássio, magnésio, sílica e fósforo. É essa riqueza em elementos minerais que a torna um fertilizante natural tão poderoso. Esses sais minerais e oligoelementos ajudam a estimular o florescimento de arbustos e árvores frutíferas no pomar e o florescimento e o desenvolvimento de flores, frutas e vegetais no jardim e na horta. Mas ele não ajuda apenas na frutificação. Ao corrigir a acidez do solo, ele também ajuda qualquer plantação a desenvolver raízes fortes. Rosas, bambu, plantas cítricas e de bagas, vegetais frutíferos (berinjela, pepino, feijão, tomate, etc.), vegetais floridos (alcachofra, brócolis, couve-flor, etc.) e vegetais de raiz (cenoura, nabo, batata, etc.) se beneficiam dessa alteração, que estimula seu desenvolvimento.
2) Cinzas contra pragas de jardim
Usar cinzas para repelir gastrópodes no jardim é um método bem conhecido. De fato, é um bom repelente contra lesmas e caracóis para proteger as mudas de ataques. Isso é feito espalhando-o ao redor das plantas para criar proteção. No entanto, essa proteção se desgasta com o orvalho ou a chuva. Portanto, considere espalhar um pouco novamente ou complementar com outros repelentes naturais contra esses indesejáveis. Polvilhados em um sulco, eles também podem remover besouros de pulgas de rabanetes e repolhos. Por fim, o jardineiro também pode usá-las ocasionalmente e localmente para desalojar alguns poucos afídeos em folhas grandes, como o repolho.
3) Cinza para corrigir a acidez do solo do jardim
Por ser muito calcária, a cinza é frequentemente usada para retificar solos ácidos. No entanto, por razões lógicas, ela deve ser evitada em solos que já são muito calcários, pois os tornará ainda mais alcalinos! Também é importante saber que as minhocas e outros micro-organismos úteis do solo adoram cinzas de madeira. Espalhar cinzas no solo melhorará a infiltração da água. Observe, no entanto, que, ao contrário da crença popular, as cinzas não destroem o musgo em um gramado ! Entretanto, ao corrigir a acidez do solo, ela pode limitar o aparecimento de musgo.
4) Para adicionar ao composto
As cinzas são perfeitamente compostáveis em seus resíduos verdes e marrons, mas somente em pequenas quantidades. O uso excessivo pode interferir na boa aeração necessária para a decomposição eficaz dos componentes da compostagem. Ela também pode retardar a atividade bacteriana no composto. Portanto, é melhor adicionar apenas um pequeno punhado ao húmus de vez em quando para ajudar a limitar os odores desagradáveis.
5) Outras dicas de jardinagem
As cinzas não são boas apenas para fertilizar as plantas! As cinzas de madeira substituem o sal ou o bicarbonato de sódio, por exemplo, ao limpar uma entrada de garagem coberta de neve. Ele tem a mesma textura, o que ajuda a derreter a neve. Você também pode enrolar seus bulbos em cinzas de madeira para limitar os ataques de lesmas e a proliferação de fungos.
Precauções a serem tomadas antes de usar cinzas no jardim
Antes de usar as cinzas de madeira, certifique-se de que elas estejam frias e apagadas. Isso evita queimar as plantas e iniciar um incêndio. Além disso, ela só deve ser manuseada com luvas de proteção ao ser espalhada no jardim, pois é levemente cáustica. Ao espalhar, a parcimônia é a ordem do dia, pois queremos evitar a asfixia do solo a todo custo. Um punhado, cuidadosamente peneirado para evitar grandes grumos, será mais do que suficiente. Em seguida, enterre-o grosseiramente com um gancho para evitar que grude.
Além disso, mesmo em pequenas doses, a cinza é incompatível com o jardim em certos casos. Por exemplo, ela é pobre em nitrogênio, mas rica em calcário. Portanto, não é muito popular com plantas que gostam de ácido (azaleias, camélias, bordos japoneses, rododendros etc.). Por fim, desaconselhamos o uso de certas cinzas:
-Não use cinzas de madeira envernizada, pintada ou tratada para evitar a poluição do solo com resíduos químicos. Use somente madeira não tratada.
Proíba o uso de cinzas de carvão mineral, que são altamente tóxicas para o jardim.
Finalmente, evite absolutamente compensados, madeira composta ou painéis OSB ricos em colas e resinas químicas.