Ice Saints 2023: aqui estão as datas (e as plantas a serem protegidas)

A primavera geralmente simboliza transição e renascimento. No imaginário comum, essa renovação é acompanhada pelo retorno do verde, pelo crescimento das flores e por um novo sopro de vida que traz a cor de volta ao jardim e à horta. Mas isso sem contar com os santos do gelo, que são particularmente temidos pelos jardineiros! Em maio, as geadas tardias podem atingir nossos espaços verdes, antes de dar lugar a um tempo bom para sempre. Isso pode acabar com todos os seus esforços e matar as plantas que ainda estão frágeis e em plena floração. Como resultado, muitos entusiastas da jardinagem deixam os Ice Saints passarem como uma espécie de referência antes mesmo de pensar em começar a plantar qualquer coisa. Saiba mais sobre as datas dos Ice Saints de 2023 e as medidas a serem adotadas no jardim para atravessar esse período com segurança.

Nosso artigo lhe dará algumas dicas sobre como proteger as plantas mais sensíveis ao frio durante esse período e detalhará as épocas críticas para 2023.

Conteúdo

Quais são as datas para os Ice Saints em 2023?

Hoje, os nomes dos Ice Saints foram substituídos por outros no calendário. No entanto, as datas permanecem as mesmas a cada ano. Em 2023, eles terão, portanto, ” entre eles um pouco de inverno “, como diz o ditado, nas seguintes datas: Saint Mamert ocorrerá em 11 de maio (também data de saint Estelle), saint Pancrace ocorrerá em 12 de maio (também data de saint Achille) e saint Servais ocorrerá em 14 de maio (também data de saint Rolande)

No entanto, tome cuidado para não confiar demais no ditado que diz que ” antes de Saint-Servais, não há verão; depois de Saint-Servais, não há mais geada “. De fato, sabe-se que as geadas duram muito tempo depois, até Saint-Urbain, celebrada em 25 de maio.

chou frisé gelée tardive au printemps Saints de glace
Créditos: iStock

Ainda podemos confiar nas datas do Ice Saints 2023?

Um parâmetro a ser levado em conta é, obviamente, o aquecimento global, que está virando o clima de cabeça para baixo. Como resultado, os jardineiros podem perder o rumo! Os dados climáticos das últimas décadas mostram que, ao contrário dos dias de nossos antepassados, essas geadas tardias estão sempre chegando mais cedo e são mais prováveis de ocorrer no início de maio. Soma-se a isso o fato de que, no século XX, a França teve apenas um total de treze episódios reais de geada. Portanto, as datas dos Santos do Gelo devem ser tratadas com cautela.

O fato é que a primeira quinzena de maio pode ser bastante fria em algumas regiões, com uma forte corrente de ar frio que pode causar temperaturas muito baixas. Se o clima for mais rigoroso onde você mora, talvez seja necessário esperar até o final de maio para começar a plantar novamente. Portanto, acima de tudo, cabe ao jardineiro usar o bom senso e não se apressar quando estiver em dúvida sobre o tempo que virá. Para evitar ser pego de surpresa, certifique-se de proteger as plantas frágeis e o jardim do frio até o fim oficial das geadas.

rose gelée tardive au printemps Saints de glace
Créditos: iStock

Como você pode proteger seu jardim da geada e em quais plantas você deve se concentrar?

Quer você acredite ou não nos Santos do Gelo, é melhor tomar certas precauções:

Em primeiro lugar, o simples fato de ficar de olho no clima de sua região pode limitar as perdas relacionadas à geada no jardim.
Evite plantar plantas suscetíveis à geada antes que as geadas acabem.
Se possível, leve as plantas mais sensíveis para dentro de casa durante a noite. Uma simples varanda ou alpendre aberto já poderia oferecer alguma proteção.
Se as plantas estiverem no solo, não entre em pânico: continue a colocar um véu de inverno, cloches ou túneis como faria no inverno. No entanto, você deve sempre removê-los adequadamente pela manhã para permitir que suas plantas absorvam o sol.
-E não baixe a guarda quando o céu clarear e os dias parecerem mais amenos, pois isso anuncia um alto risco de geada. Portanto, não se deixe enganar!
Finalmente, você pode tentar regar à noite. Dessa forma, o calor ficará retido no solo, protegendo-o das baixas temperaturas.

Quais plantas sensíveis ao frio precisam de proteção?

As plantas anuais  (begônias, impatiens, petúnias, etc.) têm grande dificuldade para tolerar o frio. Esse também é o caso das plantas perenes em início de floração  (rosas, lilases, peônias, etc.), que podem ficar muito vulneráveis. Cuidado também com as árvores frutíferas  que podem sofrer grandes danos. Para garantir uma boa colheita de frutas, proteja cuidadosamente suas macieiras, pereiras e cerejeiras. Por fim, na horta, cuide de seus tomates, pepinos e abóboras. O frio não os favorece…

Deixe um comentário