Como cuidar da nossa planta de ervas aromáticas por excelência? O equivalente a uma colher de sopa de um ingrediente natural fácil de encontrar pode ajudar-nos a ter um manjericão saudável e exuberante durante muitos anos.
A cultura italiana é uma das mais belas e ricas do mundo, especialmente no que diz respeito à arte culinária. Já é bem conhecido o quanto a nossa cozinha é amada e apreciada por pessoas de todo o mundo. O mérito desta maravilhosa reputação, para além das saborosas receitas típicas de cada região, é também e sobretudo das matérias-primas que utilizamos, todas elas de excelente qualidade e com um sabor único que as distingue.
As especiarias e as aromas, no que diz respeito à cozinha italiana, também desempenham um papel importante, tanto para aromatizar como para decorar os nossos pratos. O tomilho, o alecrim e a salsa, de facto, são apenas algumas das ervas que tornam cada garfada única. No entanto, o aroma que mais exprime a essência do estilo italiano à mesa é apenas um: o basílico. Quer seja cozinhado; cru; colocado numa pizza; num prato de esparguete ou entre as camadas de uma parmegiana, o manjericão tem um sabor inimitável, e é por isso que nunca pode faltar nas nossas casas.
A melhor maneira de a ter à mão é comprar uma pequena planta e mantê-la no terraço ou no jardim, mas não é raro que ela seque e morra de repente. Na verdade, para evitar que isso aconteça, existe um método fácil e natural que todos nós podemos pôr em prática. De que é que precisamos? De um único ingrediente. Qual? Vamos descobrir juntos.
Manjericão: como torná-lo saudável e exuberante
Ter tudo o que precisamos é indispensável quando cozinhamos, e é exatamente por isso que seria útil ter uma planta para cada tipo de erva aromática. Também podem ser mantidas no terraço, não precisa necessariamente de ter um jardim, e uma que não pode faltar é o manjericão.
Como todas as coisas, esta pequena planta também precisa de ser cuidada para se manter saudável, bonita e exuberante ao longo do tempo. Fazer isso não é difícil, tudo o que precisamos é de um pouco de sementes de café. Nem todos sabem que esta substância contém uma grande quantidade de nitrogénio, um elemento perfeito para fertilizar as plantas. Este método consiste em utilizar cerca de uma colher de sopa de borra de café e esmigalhá-la sobre a terra do manjericão antes de o regar. Simples, mas eficaz!
Pequenas precauções
A utilização de borras de café para fertilizar a nossa planta de manjericão vai garantir que esta se mantenha viçosa durante anos. Mas há também outros pequenos truques que, se postos em prática, podem fazer toda a diferença. Em primeiro lugar, imediatamente após a compra da planta, é bom retirar não só o plástico que a envolve, mas também as folhas e os ramos secos.
Nesta altura, é muito importante decidir onde colocar a planta. O manjericão precisa de luz solar para crescer bem, e é por isso que pode ser mantido no terraço. O calor excessivo, no entanto, pode danificá-lo. Assim, na primavera, certifique-se de que a temperatura a que a expõe não desce abaixo dos 15°C e que no verão não ultrapassa os 30°C.
Por fim, é muito importante assegurar-se de que não há excesso de água no pires após a rega. A sua presença pode provocar o apodrecimento das raízes da planta.